Pesquisa de mercado: 4 erros que não se deve cometer
Na hora de abrir um novo negócio, é preciso conhecer seu público-alvo e suas necessidades. Para isso, é importante a realização de uma boa pesquisa de mercado antes de abrir uma empresa. Conheça agora os 4 erros que você não pode cometer ao fazer uma pesquisa de mercado.
1. Não ter um objetivo de pesquisa bem definido
O primeiro passo para uma pesquisa de mercado de sucesso é definir claramente qual a resposta que você quer obter no fim da pesquisa. Para que essa pesquisa dê certo, é preciso saber que nem sempre é possível responder todas as perguntas desejadas de uma vez só.
Clareza na definição do objeto de pesquisa é fundamental, e também é com a falta disso que muitas pesquisas de mercado dão errado. De nada adianta, por exemplo, validar a abertura de uma loja de roupas e uma loja de móveis de uma vez só. É preciso ser claro na hora de definir aonde se quer chegar com esse estudo para que tudo dê certo.
Pense bem em quais informações você pode perguntar e que vão ajudá-lo a tomar as melhores decisões para a sua futura empresa.
2. Não ter um questionário bem elaborado
Uma vez que o objetivo da pesquisa esteja bem definido, é preciso elaborar o questionário que vai validar todas as demandas e perguntas necessárias. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao executar essa etapa, pois várias questões devem ser levadas em consideração. Esses são os dois erros mais comuns cometidos ao elaborar um questionário:
- Questionário muito extenso: é um fato que as pessoas geralmente não tem paciência, nem tempo, para ficar respondendo questionários enormes. Assim, é sempre bom lembrar que as pessoas estão respondendo voluntariamente, e não por obrigação. Portanto, tenha em mente que o questionário deve ser objetivo, e sempre considere que cada pergunta deve servir para tirar uma dúvida, e não só preencher espaço no questionário. Tente deixar apenas as perguntas que realmente fazem sentido para a sua pesquisa. Uma boa ideia é cronometrar o tempo médio de resolução do questionário e colocá-lo na introdução do mesmo. Dessa forma, quem for responder o questionário já estará ciente de quanto tempo pode levar.
- Respostas enviesadas: quando um questionário tem um objetivo tão importante como definir se vale a pena abrir uma empresa ou não, é preciso ter muito cuidado para que as respostas obtidas não sejam enviesadas. Para que isso não ocorra, é muito importante falar com pessoas que não tenham relação com você, ou com sua marca. Ao entrevistar conhecidos, pode acontecer de eles responderem o que sabem que você quer ouvir, e não realmente aquilo que eles realmente acham. Portanto, é sempre importante direcionar seu questionário para pessoas neutras. Visto que, é preciso que as respostas sejam as mais verídicas possíveis, mostrando os desejos e necessidades reais do seu público-alvo.
3. Não saber qual é o público-alvo da pesquisa
Depois que tudo já estiver pronto, é preciso saber para quem você tem que direcionar seu questionário. Afinal, são essas pessoas que têm as respostas que você precisa. E ainda, depois que o público-alvo for definido, é preciso achar a melhor maneira de fazer com que essas pessoas respondam suas perguntas.
Uma das partes mais importantes de uma pesquisa de mercado é ter clareza de quem é seu público-alvo. Só assim as respostas obtidas, e por consequência, as decisões que vão ser tomadas com base nelas, terão veracidade e embasamento.
Muitos empreendedores pensam que conhecem seu público-alvo, sem achar que há necessidade de fazer pesquisas extensas sobre o assunto. Mas essa linha de pensamento desconsidera que os gosto dos clientes não é algo fixo. Muito pelo contrário, ao longo da vida muitos mudam completamente de opinião com relação a certos produtos ou serviços. Então, não importa a experiência de mercado, sempre faz sentido buscar entender o máximo possível sobre o seu público-alvo, mesmo que seja para uma confirmação das hipóteses prévias.
É preciso definir o perfil de quem você precisa que responda seu questionário, assim como a quantidade de respostas necessárias para que o resultado possa ser considerado verídico. Uma vez que o público esteja definido, é fácil compreender como fazer essas informações chegarem até hoje, através do conhecimento sobre os hábitos dos mesmos.
4. Não fazer uma boa coleta de dados
No mundo moderno, é tentador fazer uma pesquisa de mercado baseada inteiramente em pesquisas de outras fontes, por meio da internet. Porém, diversos fatores devem ser considerados antes de se realizar esse tipo de pesquisa. Podemos citar como exemplo, o fato de que há a possibilidade de que as pesquisas realizadas por outras pessoas estejam desatualizadas. Ou ainda, podem ter sido feitas considerando outros fatores, que não são os que a sua pesquisa precisaria, por exemplo.
Caso haja a necessidade de fazer uma pesquisa de dados secundários, como é chamado esse tipo de coleta de informações, é bom sempre se atentar as fontes de onde as informações foram retiradas. Assim, pode se verificar se há coerência nos dados apresentados. Dê preferência aos institutos voltados para pesquisa ou outros órgãos confiáveis, como o IBGE, por exemplo.
Também é possível, fazer uma junção dos dados secundários com os dados obtidos pelo questionário que foi destinado ao seu público-alvo, chamados de dados primários. Isso pode dar mais embasamento para as decisões tomadas posteriormente. Lembrando sempre, que é preciso ter o objetivo final em mente na hora de reunir e analisar os dados da sua pesquisa. Algo que também pode ajudar é a utilização de gráficos e tabelas, para uma visualização mais simples dos resultados.
Esperamos ter lhe ajudado com este conteúdo! Caso você possua outras dúvidas, ou deseja realizar uma pesquisa de mercado profissional e com dedicação na sua empresa. Entre em contato com a gente! Marcamos uma reunião de diagnóstico GRATUITA para assim, conseguirmos descobrir como podemos lhe ajudar com sua empresa! Nossos projetos de pesquisa de mercado são totalmente personalizados para a necessidade e a realidade de nossos clientes.
Por: Larissa Locks Rosa
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!