Planejamento financeiro em meio a crise do Coronavírus.

Sabemos que os impactos causados pela pandemia do COVID-19 na economia foram muitos, afetando principalmente e diretamente pequenas e médias empresas, e também serviços realizados por pessoas autônomas, uma vez que muitos comércios permanecem fechados sem poder executar e realizar seus trabalhos. 

A situação se encontra indefinida, e temos consciência que ainda é necessário manter o distanciamento social e que os trabalhos continuarão sendo remotos, gerando uma queda na demanda e consequentemente nos resultados financeiros. Mas, e aí? Em relação a sua empresa, como fica o financeiro em meio à crise do Coronavírus?

 

  • O que é o Planejamento Financeiro e para que serve?

O Planejamento Financeiro é a estratégia elaborada a partir de ferramentas de controle, como por exemplo o uso de planilhas. Ainda, tem como finalidade definir a tomada de decisão da empresa de acordo com as características do seu negócio, de forma que facilite a definição de objetivos, dos gastos fixos (essenciais) e dos gastos secundários, viabilizando o alcance de metas financeiras e reestruturação financeira.

Com base nele é possível saber todas as suas despesas e lucros e fazer uma análise dos gastos que podem ser reduzidos. Também, saber por quanto tempo a empresa se segura frente a possibilidade de não entrada de dinheiro, auxiliando preservação de uma reserva de caixa.

No entanto, para que o planejamento financeiro seja eficiente, é necessário que o fluxo de caixa esteja em ordem.

  • Fluxo de Caixa x Reserva de Caixa

O fluxo de caixa registra todas as receitas e despesas da sua empresa, e independente do porte, é necessário que faça o registro de todas as contas, sendo de fundamental importância para o seu controle financeiro.

A reserva de caixa pode ser estabelecida através dos resultados do fluxo de caixa, retirando sempre uma parte do lucro para guardar e ter como reserva financeira, seja para a utilização de uma eventual emergência, como épocas de crise, ou despesas inesperadas que podem vir a surgir no meio do caminho.

  • Como estabelecer o cálculo para uma reserva de caixa?

O cálculo para saber como manter a manutenção da reserva de caixa é elaborar o valor dos gastos médios mensais da sua empresa e multiplicar pelo número de tempo que deseja manter a empresa sem grandes preocupações, (três meses, seis meses, dozes meses, ou mais) caso ocorra algum imprevisto, como o do Covid-19 que estamos enfrentando. O ideal também é sempre reter 10% dos lucros mensais da empresa para guardar na reserva de caixa.

  • Como manter um Planejamento Financeiro eficiente em meio ao Covid – 19? 

– Manter um controle / acompanhamento das receitas e despesas de sua empresa;

– Ter os objetivos definidos do planejamento financeiro;

– Organizar as contas;

– Cortar gastos variáveis e manter somente os gastos fixos que sejam realmente essenciais;

– Fazer uma previsão financeira dos próximos meses nos cenários otimista, realista e pessimista;

– Negociar prazos dos pagamentos que o governo está oferecendo durante a crise;

– Para pequenas empresas, no caso as mais afetadas, o Sebrae está oferecendo recursos para ampliação de crédito, vale a pena dar uma conferida.

 

  • Estamos juntos nessa!

Nós da Ação Júnior estamos cientes dos problemas de financeiro enfrentados pelas empresas em meio a essa pandemia do Coronavírus. Com os nossos conteúdos esperamos ajudar de alguma forma a superar o momento atual. Qualquer dúvida entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Fale com a nossa equipe
Olá 👋
Podemos te ajudar?