O propósito de se realizar uma avaliação de desempenho por meio de um RH estratégico é, como o próprio nome já diz, compreender e mensurar a performance dos colabores dentro de suas funções. Nesse sentido, torna-se muito mais simples a identificação dos pontos de melhoria, as habilidades em destaque e até mesmo os processos que poderiam ser otimizados com algum tipo de treinamento específico.
Sendo assim, no conteúdo abaixo abordaremos conceitos necessários antes de se realizar a avaliação de desempenho, além de alguns benefícios e diferentes formas de implementação na sua empresa.
Definindo a finalidade de cada função no Modelo de Avaliação de Desempenho
Como já trazido anteriormente, a finalidade de uma avaliação de desempenho é determinar o grau de performance de um colaborador dentro de sua devida função. Portanto, é bastante recomendável que essas funções estejam bem definidas e difundidas por todos os membros do negócio.
Assim, para te ajudar a estabelecer essas funções, o próximo tópico que abordaremos diz respeito ao CHA. Uma ferramenta que auxilia a avaliação por competências.
CHA
O CHA é um conjunto de aspectos que exemplificam como seria o desempenho de um funcionário ideal dentro da sua devida função. Sendo assim, confira abaixo os aspectos que devem ser abordados:
C: conhecimento;
H: habilidade;
A: atitudes.
Sendo que o conhecimento é referente a o que o indivíduo deve saber para executar a sua função. Um cozinheiro, por exemplo, deve ter como um dos ítens do conhecimento o tempo de cozimento de diferentes tipos de carnes. A habilidade refere-se ao como fazer. Um vendedor, por exemplo, deve ter como habilidade o fato de ter uma boa desenvoltura para lidar com seus cliente. Por fim, as atitudes são o que a pessoa demonstra ser. Como exemplo de atitude podemos citar a proatividade, que é quase um consenso para qualquer função que se esteja exercendo.
Agora, com as competências bem definidas, podemos partir para a avaliação de desempenho. Existem diferentes formas de realizá-la, que variam desde quais os colaboradores que vão avaliar e quem eles vão avaliar, a frequência de aplicação da avaliação, dentre outros.
Como aplicar a Avaliação de Desempenho?
Como dito anteriormente, muitos aspectos podem alterar a dinâmica das avaliações de desempenho. No entanto, não existe uma fórmula 100% correta para a sua realização, por isso, é interessante que sejam testadas diferentes formas até chegar a uma que melhor se adapte a sua realidade.
- Avaliação 45º: essa é, provavelmente, a primeira forma de avaliação em que a maioria das pessoas pensa. Nesse caso, a avaliação é feita por uma pessoa que está em um cargo acima do indivíduo que está sendo avaliado.
- Avaliação 360º: esse tipo de avaliação contempla todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Assim, todos avaliam e também são avaliados por todos. Nesse caso, as avaliações permitem uma visão ampla sobre o desempenho da pessoa avaliada, o que permite uma assertividade maior sobre o que precisa ou não ser aprimorado, por exemplo. Além disso, nesse tipo de formato é possível que a avaliação seja feita de forma anônima ou não.
- Dentre outras!
Quais os benefícios de realizar um processo de Avaliação de Desempenho?
São inúmeros os benefícios! Primeiro, podemos citar o fato de que os pontos fracos poderão ser identificados e solucionados, os objetivos da empresa podem ser alinhados com com as competências que os colaboradores já possuem ou que serão estimulados a desenvolver, permite que as avaliações sejam documentadas e possam, então, servir como comparação para observar p
ossíveis evoluções, dentre outros.
Que tal realizar uma avaliação de desempenho para os funcionários da sua empresa?
E então, está preparado para iniciar as avaliações de desempenho na sua empresa? Agora é com você! Caso ainda possua dúvidas, não deixe de entrar em contato com a gente. A Ação Júnior pode ter a solução para a sua empresa, marque um diagnóstico gratuitamente.
Por: Lara Pinheiro e Silva