Você sabe qual é o público ideal da sua empresa?

O público ideal é algo buscado por todas empresas, porém nem sempre elas conseguem atingi-lo. Neste conteúdo, falaremos sobre o Perfil de Público Ideal, visto que a satisfação do cliente é imprescindível nos negócios atuais. Afinal, cliente satisfeito é cliente fidelizado.

Aprofundando a discussão sobre satisfação do cliente, introduziremos o conceito de ICP e porque seu entendimento é crucial na busca por oferecer produtos/serviços alinhados com a demanda do mercado.

 

  • O que é ICP?

Para entendermos melhor, o perfil do público ideal, ou Ideal Customer Profile (ICP), consiste em um estudo de reconhecimento do melhor cliente possível para determinada empresa, ou seja, alguém que reconheça o benefício do produto ou serviço e se identifique com a empresa, por conta disso, fique satisfeito com o preço que é cobrado.  O conceito é muito importante, já que não se pode tentar vender para todo mundo. O público não ideal irá consumir muito tempo e dinheiro da empresa, sem necessariamente trazer retorno financeiro no longo prazo.

 

  • Como achar seu ICP?

Para a realização deste estudo é de suma importância a criação de um processo de pós venda capaz de ouvir e entender as necessidades do cliente. Assim, entendendo sobre sua satisfação, como seu produto/serviço impacta na vida dele e o quanto ele está disposto a gastar com isso. O processo de pós venda também tornará a empresa apta a resolver os empecilhos que o cliente venha a ter com o produto/serviço, sendo assim, capaz de garantir a sua satisfação. 

O formato ideal se baseia em entender muito bem a solução que seu produto/serviço deve entregar e entender as necessidades que seu cliente deseja que sejam cumpridas. Um ponto a ser observado é o caminho inverso, entender quem não é o seu perfil de cliente ideal, por conseguinte auxiliar o comercial da empresa na hora da venda. Esse cliente não ideal não deve ser descartado mas sim nutrido com conteúdos. Algo interessante a ser feito é uma pesquisa antes do contato com esses clientes, essa deve buscar desviar de objeções padrões que possam aparecer. 

Um fator que lhe ajudará muito nessa busca, é a análise de indivíduos que já são clientes, buscando observar suas características. Nessa análise deve se observar o LTV (Lifetime Value) do cliente. Após este processo o caminho de encontro ao seu ICP será encurtado. 

 

  • Benefícios

Este traz como retorno uma otimização de tempo e esforço quando o assunto é prospecção, por meio de aumento da conversão do funil, já que o foco será direcionado para um cliente qualificado, tornando o processo de venda mais assertivo. Com isso a empresa terá mais constância e previsibilidade nos seus resultados, podendo elaborar um planejamento futuro mais mensurável e realista. Como o trabalho será pautado em torno de um público ideal, a empresa sofrerá menos com devoluções de produtos, e churn, caso seja uma empresa que trabalhe com assinaturas, ou seja, terá uma menor taxa de cancelamento, por exemplo . Ainda, transforma o trabalho do marketing, facilitando o direcionamento e a criação de novos conteúdos. Tendo conhecimento do seu cliente, fica mais fácil definir quais tipos de necessidades eles possuem e o que trará resultado.

Se interessou pela busca do seu perfil de cliente ideal?

As estratégias apresentadas neste conteúdo são apenas algumas diante do processo de encontro ao perfil do cliente ideal. Vale ressaltar que este é um processo que necessita de bastante trabalho para gerar resultado. Neste ponto entra a consultoria, que disponibiliza consultores especializados no assunto para o desenvolvimento destas etapas.

A Ação Júnior possui 30 anos de história e atua no setor de consultoria, desenvolvendo diversos projetos em diferentes  escopos relacionados à gestão empresarial.

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