Relacionamento com o Cliente: A chave para o longo prazo


Você já passou por alguma experiência ruim ao comprar algum produto? E ao necessitar de alguma ajuda de uma marca? Se sim, a empresa em questão não priorizou o relacionamento com o cliente.

Já há algum tempo que algumas das maiores empresas do mundo vem investindo em experiência e relacionamento com seus consumidores, visto que, em um mundo tão competitivo e de alto nível de serviços e produtos quanto o nosso, encantar e manter seus clientes por perto se torna crucial.

Neste texto, você irá entender não só o que é relacionamento com cliente, mas também como, de forma prática, alavancar a experiência dos consumidores de sua empresa.

Por quê investir no Relacionamento com o Cliente?

Toda empresa existente busca resolver alguma dor ou necessidade de seu público. Assim, são incluídas desde uma pequena lanchonete até uma grande indústria. Todas as marcas necessitam que seu público as identifique como solucionadoras de um problema que irão ajudá-lo a conseguir seu objetivo.

O objetivo de se investir neste relacionamento com o seu público é, como grande parte dos investimentos de uma empresa, aumentar suas receitas. Ao investir neste processo, espera-se que o consumidor: compre mais vezes, gaste mais em cada compra, se fidelize à sua empresa e se torne um defensor de sua marca, atraindo novos clientes.

Podemos ver exemplos disso nos programas de milhas de grandes companhias aéreas. Essas empresas criam um vínculo com seus clientes oferecendo bônus e agrados (como acesso à salas VIP) àqueles mais fiéis. Isso faz com que, inclusive, algumas pessoas almejem ser tão fidelizadas quanto outras.

Estabelecendo Relações

Antes de buscar estabelecer qualquer tipo de relacionamento com seu consumidor, precisamos ter algo muito bem definido: qual problema você está resolvendo?

Todos os esforços e investimentos serão em vão caso o consumidor não se identifique com o objetivo da sua empresa. Como dito antes, seja ela grande ou pequena, as empresas existem para suprir necessidades dos consumidores. Por consequência, caso sua empresa não solucione uma dor, ela com certeza terá uma jornada complicada pela frente.

Portanto, é muito importante que se tenha muito claro qual o ​público-alvo de sua empresa. Além disso, utilizar ferramentas como Persona e Mapa da Empatia é uma ótima estratégia para que você consiga humanizar esse processo. Eles farão com que seus produtos ou serviços foquem cada vez mais em sua clientela e ela perceba que vocês dois possuem o mesmo objetivo.

Ferramentas de controle

Um CRM (​Customer Relationship Management​) é uma plataforma, em planilha ou ​software utilizado para o controle e inteligência de dados sobre seus clientes ou possíveis clientes.

Fazendo uso de uma ferramenta como essa, você pode fazer com que o contato com seu cliente seja ainda mais personalizado. Dessa forma, você conseguirá entender suas objeções, detalhes do problema que ele quer resolver, além de acompanhar dados sobre o tempo de negociação pelo qual ele passa. Além disso, armazena dados práticos, como telefone e email, e possibilita que você possua um registro de todo o histórico de relacionamento.

Além disso, possuindo um CRM e um processo comercial bem estruturado, você também pode planejar o que será falado ao seu lead a cada etapa de seu funil de vendas para fazer com que todo o processo de vínculo com sua empresa seja feito da maneira mais suave e certeira possível. Dessa maneira, o segredo de um bom relacionamento com o cliente é a informação: com ela você consegue deixar tudo mais pessoal e ser mais assertivo na sua comunicação.

Comece a se diferenciar agora!

Com um mercado altamente competitivo e cada vez mais duro, não se pode perder tempo e muito menos clientes. A Ação Júnior, com mais de 30 anos de experiência, pode te ajudar a repaginar a experiência de seus clientes com a sua empresa, fidelizando-os e os tornando advogados da sua marca.

Ficou interessado? Agende uma reunião com nossos especialistas e dê o primeiro passo em direção ao futuro de sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?