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OKR e Tipos de KPIs: como elas podem auxiliar nos resultados?

19 / 11 / 2019

Você, como um empreendedor, deve pensar constantemente em como atingir suas metas e como fazer com que o seu time se engaje conjuntamente a fim de alcançar os melhores resultados, não é mesmo? Para tanto, a melhor maneira é identificar os tipos de KPIs que fará esses objetivos mais consistentes.

Qualquer plano de metas tem o propósito gerar um comportamento no time a partir do momento em que a empresa comunica o que é estratégico para ela. E o planejamento estratégico é algo essencial para isso. Entretanto, é comum que isso soe como algo muito subjetivo aos ouvidos dos colaboradores.

A falta de conexão entre a equipe e os gestores está intimamente ligada à ausência de objetivos claros e “resultados-chaves” compartilhados. E uma das formas de evitar isso, é a implantação da metodologia OKR – do inglês Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave e KPI – do inglês Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance (ou Desempenho). 

Essa metodologia, aplicada inicialmente na Intel, se tornou popular quando John Doerr, um dos principais investidores de capital de risco do Vale do Silício, sugeriu que o Google, ainda com menos de um ano de vida, a adotasse. Desde então, ela vem sendo praticada com sucesso em diversas outras empresas.

Os KPIs podem estar contidos dentro de uma estratégia de OKR. Os OKRs definem critérios de sucesso mensuráveis para a empresa dentro de um período de tempo. Eles nos ajudam a medir se estamos tendo sucesso. Dentro dos OKRs estão os KPIs – nossos indicadores chave – que queremos melhorar, mantendo os valores dos outros KPIs. 

Uma das vantagens da metodologia OKR é que o gestor não precisa definir resultados-chave específicos para cada time ou colaborador. Podem ser estabelecidas metas gerais, alinhadas à estratégia da empresa, e cada time ou colaborador definirá os meios próprios para alcançá-las. Os níveis da hierarquia entram em acordo sobre os passos a seguir e o cronograma para começar a mensuração de resultados obtidos, e aqui entram os tipos de KPIs necessários para o alcance de metas.

Como definir objetivos e resultados-chave: exemplos de OKR

Um OKR é dividido em duas partes essenciais:

Exemplo 1

Objetivo: uma meta mais geral, representada por um verbo. Por exemplo: oferecer uma ótima experiência ao consumidor.

Resultado-chave: é o fator que permitirá atingir o objetivo. Por exemplo: manter o NPS acima de 75%.

Exemplo 2

Objetivo: ser referência no mercado em que atua.

Resultados-chave: faturar 40% a mais que a média da concorrência até julho.

Os tipos de KPIs

As organizações baseadas em resultados realizam a gestão destas ações usando KPIs (indicadores-chave) para acompanhar e medir a efetividade de cada uma delas. 

Financeiro: KPIs que demonstram o desempenho financeiro da organização e o uso de recursos financeiros para realização das atividades;

Clientes e Stakeholders: KPIs que refletem o desempenho organizacional do ponto de vista dos clientes ou de outras partes interessadas;

Processos Internos: KPIs que monitoram o desempenho organizacional, considerando a qualidade e eficiência dos produtos e serviços;

Capacidade Organizacional: KPIs que monitoram o desempenho organizacional através da ótica do capital humano, infraestrutura, tecnologia, cultura e outras capacidades fundamentais para o desempenho inovador.

É importante entender a diferença entre métricas e KPIs

Métricas são medidas que servem de base para a constituição de um indicador, normalmente sem uma meta definida. As métricas não apresentam dados concretos sobre suas ações.

Já o KPI é um indicador criado a partir de métricas, que tem o objetivo de mostrar o atingimento de determinado resultado. Ele é mais voltado a medir os resultados que a organização busca. 

Qual tipo de KPI minha empresa deve usar? 

Implementar uma gestão baseada em KPIs significa definir claramente os objetivos e escolher corretamente quais parâmetros serão medidos, e em quais áreas. Para tanto, é fundamental que os profissionais encarregados pela gestão estratégica da empresa tenham uma visão holística dos KPIs, podendo acompanhar a evolução dos diversos indicadores de maneira rápida e simples.

E por fim, quais os benefícios ao utilizar essas metodologias?

Facilidade em usar: a simplicidade da metodologia interfere nos resultados de forma positiva, pois a ferramenta se adapta às peculiaridades de cada empresa independente do seu porte, garantindo a extração de bons resultados.

Engajamento dos funcionários: os objetivos são criados com base nas diretrizes organizacionais, disseminando a cultura da empresa, como também alinhando os indivíduos em busca de metas ambiciosas.

Transparência: por se tratar de um modelo de gestão transparente, os OKRs são disponibilizados para todos os colaboradores, assim, as equipes estão sempre atualizadas e sabem exatamente para onde a empresa está indo. Isso gera uma auto cobrança por parte dos colaboradores e permite ajustes a tempo de evitar grandes problemas.

Foco no crescimento: o acompanhamento do desenvolvimento dos resultados-chaves possibilitam que o supervisor consiga elaborar feedbacks mais contínuos e construtivos, fazendo com que os colaboradores desenvolvam seus pontos fortes com foco no crescimento.

Resultados surpreendentes: a metodologia alinha as forças de trabalho em prol de objetivos, aproveita os pontos fortes de cada indivíduo e facilita a gestão, com isso a consequência acaba sendo ótimos resultados.

Ciclo de aprendizado: a cada objetivo não alcançado deve se escrever uma justificativa que servirá de lição para todos os colaboradores e de base na criação de novos objetivos, além de aumentar o conhecimento da empresa sobre o mercado em que atua.

Se você se interessou por esse tema e tem vontade de alcançar seus objetivos e metas através dessas metodologias, especialmente os tipos de KPIs, entre em contato conosco! Realizamos projetos de Planejamento Estratégico  personalizado para sua empresa.

Por: Rafaella Bedin

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